• Morre Flávio Gomes de Mattos, criativo e fundador das agências Premium e Garden

    “Crem Cremo Cremo Cremogema, é a coisa mais gostosa desse mundo”.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Cantou junto? Pois saiba que o redator deste jingle clássico da propaganda brasileira (ouça a versão completa mais abaixo) foi o publicitário Flávio Gomes de Mattos, que faleceu esta terça-feira, 19/09, aos 97 anos, no Rio de Janeiro.

    Nascido em 12/07/1926, Flávio começou sua carreira no rádio, transferindo-se depois para a Charles Ullman Publicidade. Foi um dos fundadores da Premium Propaganda, que se tornou uma das maiores agências cariocas dos anos 1970.

    Ao se desligar da Premium, uniu-se a Ademiro Pereira, e depois a Sérgio Pavan, na abertura da Garden Publicidade, agência que iniciou com o mercado de automóveis, quando era um boom nos classificados, e passou a ser a mais ativa do segmento no Rio. A foto principal da matéria é da época, em 1978.

    Dos classificados, a Garden se abriu para o mercado de produtos e serviços, atendendo clientes como Brahma, Leo Foto Som, Consórcio Sateplan, Autobrás, Casas Olga e tantos outros.

    Flávio sofreu um infarto no início dos anos 80, o que levou a admissão como sócia da sua esposa Clézia Tolledo. Flávio recuperou-se totalmente, e Clézia se tornou fundamental na área de prospecção para a Garden.

    Em 1984, a Garden chegou a se unir à agência Universal, que tinha como sócio Isnard Manso Vieira. A Janela registrou a fusão, na época, que gerou a Agência Brasileira de Comunicação Integrada (ABCI), mas o acordo não durou muito.

    As duas filhas de Flávio e Clézia, Andrea Toledo Gomes de Mattos e Eliana Toledo Gomes de Mattos, também se tornaram publicitárias. As duas abriram a agência Elan, que mais tarde chegou a se fundir com a Garden na Elan Garden.

    Em 1999, a Elan Garden — com Eliana e Andrea, assim como Flavio na ponta direita, receberam das mãos de Jomar Pereira da Silva (o penúltimo, à direita) seus diplomas no Prêmio Colunistas Promoção Rio 1998.

    O velório de Flávio Gomes de Mattos acontecerá na quarta-feira, 20/09, a partir das 10:00h, com o sepultamento às 14:00h no São João Batista.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. OTO RAMOS

      Tive o privilégio de trabalhar com o seu Flávio em 1996 na Elan/Garden.
      Ele era um Redator nato e incentivava muito o trabalho dos Redatores na agência.
      Torcedor do América do Rio como eu, o seu Flávio adorava um bom texto, uma boa sacada e sempre defendeu um varejo criativo.
      Sempre serei grato pelas oportunidades que ele me deu e também pelo que me ensinou na publicidade com o seu jeito calmo e sereno.
      Fiquei muito triste com a partida desse amigo e expoente da propaganda.
      Sentirei muitas saudades dele.

    seta
    ×